A AFRO-ETNOMATEMÁTICA COMO FOMENTADORA DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Para contribuir com a melhoria da educação brasileira, um dos caminhos é ampliar as possibilidades didáticas que possam fortalecer processos colaborativos de ensino e aprendizagem, por meio, por exemplo, da formação de professores-autores e alunos-autores que possam atuar com propostas de afro-etnomatemática, apoiadas por recursos das tecnologias da informação e comunicação. Repensar as maneiras de se ensinar no Ensino Básico não é somente para aplicação das Lei 10639/03 e Lei 11.645/08, mas repensar quais são os valores que a sociedade Brasileira deseja, qual o tipo de cidadão que estaremos formando: quais os valores que estamos repassando e o que estaremos contribuindo para o discutir o racismo em nossa sociedade. São grandes os desafios de inserir no curriculum escolar a história, cultura e conhecimentos de base africana, mas não podemos deixar que a dificuldade seja um impeditivo para tais ações, nesta concepção este trabalho vem colaborar com essas discussões.
Detalhes do artigo
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).