A AFRO-ETNOMATEMÁTICA COMO FOMENTADORA DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL

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Claudio Fernando Andre
Jorge Costa
Ricardo Costa Santos

Resumo

Para contribuir com a melhoria da educação brasileira, um dos caminhos é ampliar as possibilidades didáticas que possam fortalecer processos colaborativos de ensino e aprendizagem, por meio, por exemplo, da formação de professores-autores e alunos-autores que possam atuar com propostas de afro-etnomatemática, apoiadas por recursos das tecnologias da informação e comunicação. Repensar as maneiras de se ensinar no Ensino Básico não é somente para aplicação das Lei 10639/03 e  Lei 11.645/08, mas repensar quais são os valores que a sociedade Brasileira deseja, qual o tipo de cidadão que estaremos formando: quais os valores que estamos repassando e o que estaremos contribuindo para o discutir o racismo em nossa sociedade.  São grandes os desafios de inserir no curriculum escolar a história, cultura e conhecimentos de base africana, mas não podemos deixar que a dificuldade seja um impeditivo para tais ações, nesta concepção este trabalho vem colaborar com essas discussões.

Detalhes do artigo

Como Citar
Andre, C. F., Costa, J., & Santos, R. C. (2017). A AFRO-ETNOMATEMÁTICA COMO FOMENTADORA DE TRANSFORMAÇÃO SOCIAL. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 9(22), 09–28. Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/393
Seção
Dossiê Temático