PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: IDENTIDADE E MEMÓRIA
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Resumo
Esta pesquisa objetiva evidenciar os possíveis impactos causados no alunado ao se implementar a Lei n. 10.639/03. Em termos teóricos, optamos pela perspectiva educacional multiculturalista crítica, por fundamentar-se na ideia de que não se pode estabelecer uma hierarquia entre as culturas humanas. Exclusivamente, para este trabalho, restringimo-nos ao acompanhamento de uma turma de 9º ano de Educação de Jovens e Adultos, durante o período de cinco meses, na disciplina de Língua Portuguesa. Privilegiamos o uso de mídia, fotografia e filme, como recursos didáticos para a realização das atividades dentro da prática pedagógica. Nosso direcionador é a metodologia da pesquisa-ação, pois possibilita que a pesquisa se concentre nas experiências e vivências dos indivíduos que constroem o cotidiano escolar. Com base nas ocorrências apresentadas, esta pesquisa se propõe a evidenciar que a aplicação da Lei contribui, de fato, para a superação da condição de desterro (não pertencentes ao lugar) de que são vítimas estudantes em escolas de diversas partes do Brasil.
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