PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: IDENTIDADE E MEMÓRIA

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Fernanda Santos

Resumo

Esta pesquisa objetiva evidenciar os possíveis impactos causados no alunado ao se implementar a Lei n. 10.639/03. Em termos teóricos, optamos pela perspectiva educacional multiculturalista crítica, por fundamentar-se na ideia de que não se pode estabelecer uma hierarquia entre as culturas humanas. Exclusivamente, para este trabalho, restringimo-nos ao acompanhamento de uma turma de 9º ano de Educação de Jovens e Adultos, durante o período de cinco meses, na disciplina de Língua Portuguesa. Privilegiamos o uso de mídia, fotografia e filme, como recursos didáticos para a realização das atividades dentro da prática pedagógica. Nosso direcionador é a metodologia da pesquisa-ação, pois possibilita que a pesquisa se concentre nas experiências e vivências dos indivíduos que constroem o cotidiano escolar. Com base nas ocorrências apresentadas, esta pesquisa se propõe a evidenciar que a aplicação da Lei contribui, de fato, para a superação da condição de desterro (não pertencentes ao lugar) de que são vítimas estudantes em escolas de diversas partes do Brasil.  

Detalhes do artigo

Como Citar
Santos, F. (2011). PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NAS RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS: IDENTIDADE E MEMÓRIA. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 1(3), 211–230. Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/282
Seção
Artigos