POR LINHAS TORTAS – A EDUCAÇÃO PARA A DIVERSIDADE E A QUESTÃO ÉTNICO-RACIAL EM ESCOLAS DA REGIÃO NORTE: entre virtudes e vícios

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Wilma de Nazaré Baía Coelho
Mauro Cezar Coelho

Resumo

A Lei Federal nº. 10.639/03, desde sua promulgação, engendrou uma nova dinâmica nas escolas. Instados pelas determinações legais, gestores e professores formularam alternativas para fazer frente aos dispositivos que introduziram as temáticas da História da África e da Cultura Afro-Brasileira nos currículos escolares do Ensino Fundamental. A análise sobre essas iniciativas evidencia mais do que a visão que esses agentes escolares cultivam sobre as temáticas propostas. Ela viabiliza um quadro singular do ambiente escolar, de suas virtudes e vícios. A partir da análise de seis escolas, de quatro estados da Região Norte, o artigo demonstra que o improviso e a “boa intenção” superam, em muito, o investimento em pesquisa e formação continuada, para o enfrentamento da questão étnico-racial. Os resultados positivos, importantíssimos para os alunos, não escondem a fragilidade das iniciativas.

Detalhes do artigo

Como Citar
Coelho, W. de N. B., & Coelho, M. C. (2012). POR LINHAS TORTAS – A EDUCAÇÃO PARA A DIVERSIDADE E A QUESTÃO ÉTNICO-RACIAL EM ESCOLAS DA REGIÃO NORTE: entre virtudes e vícios. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 4(8), 137–155. Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/257
Seção
Artigos