CAPOEIRA E ESCOLA: PENSANDO OS SENTIDOS DE PATRIMÔNIO E CULTURA AFRO-BRASILEIRA NO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO

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Vinícius Oliveira Pereira

Resumo

Criado em 2007, o Programa Mais Educação visa ampliar o tempo de permanência estudantil nas unidades escolares por meio da oferta de diferentes atividades, incluindo a capoeira. Esse artigo, a partir da análise de três documentos/textos: o Manual Operacional da Educação Integral, o material sobre Educação Patrimonial e o livro Lutas, capoeira e práticas corporais de aventura, discute os sentidos atribuídos à capoeira pelo PME e, em que medida, tais sentidos dialogam com o movimento de valorização da história e da cultura afro-brasileira no espaço escolar. Concluímos que, apesar de reconhecer a capoeira como patrimônio cultural, há nos documentos do PME uma sobre-representação da vertente que valoriza os aspectos esportivos da manifestação, situação que não colabora para implementação da Lei 10639/03.

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Como Citar
Pereira, V. O. (2017). CAPOEIRA E ESCOLA: PENSANDO OS SENTIDOS DE PATRIMÔNIO E CULTURA AFRO-BRASILEIRA NO PROGRAMA MAIS EDUCAÇÃO. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 9(21), 109–122. Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/230
Seção
Dossiê Temático