CULTURA AFRICANA E ENSINO DE QUÍMICA: ESTUDO SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE

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Morgana Abranches Bastos
Anna Maria Canavarro Benite

Resumo

A pesquisa foi realizada no colégio de aplicação da Universidade Federal de Goiás (CEPAE), em uma turma de disciplina acessória denominada Química Experimental. Os resultados mostraram que é possível implementar a lei por meio da experimentação do ensino de química, valorizando o legado africano à ciência e tecnologia. Como professoras de Química, defendemos que a operacionalização da Lei no 10.639/03, a partir da diáspora africana, para identificar, através de fatos históricos, a influência do ciclo da cana-de-açúcar na descoberta e no desenvolvimento econômico da América Portuguesa (Brasil Colônia) até os dias atuais. Neste trabalho, apresentaremos as análise da intervenção pedagógica (IP) intitulada: “Estudo do ciclo da cana-de-açúcar e a produção experimental da rapadura, açúcar mascavo e cachaça”.

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Como Citar
Bastos, M. A., & Benite, A. M. C. (2017). CULTURA AFRICANA E ENSINO DE QUÍMICA: ESTUDO SOBRE A FORMAÇÃO DOCENTE. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 9(21), 64–80. Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/227
Seção
Dossiê Temático