HISTÓRIA E MEMÓRIA DE UMA PROFESSORA QUILOMBOLA: VITRAIS BIOGRÁFICOS, PRÁTICAS EDUCATIVAS E IDENTIFICAÇÃO ÉTNICO-RACIAL HISTORY AND MEMORY OF A QUILOMBOLA TEACHER: BIOGRAPHICAL VITRUS, EDUCATIONAL PRACTICES AND ETHNIC-RACIAL IDENTIFICATION
Conteúdo do artigo principal
Resumo
As razões motivadoras deste estudo partem de um problema crônico do passado e sempre atual entranhado na sociedade brasileira: o não reconhecimento devido à cultura afro-brasileira e de seus/uas protagonistas. Nesse sentido, o escopo principal desta escrita é demonstrar a contribuição de uma professora leiga para a cultura e a educação em uma comunidade quilombola. Para tanto, a construção deste artigo empregou como procedimentos metodológicos a abordagem qualitativa e o método indutivo, através técnicas de observação direta, entrevistas e análises de narrativas colhidas por meio da história oral. Este artigo traz à tona a contribuição cultural e educacional de uma professora leiga, negra, quilombola, de família humilde do interior cearense. O legado material e imaterial da professora Maria José Alves da Silva está presente de forma inconteste na memória coletiva da comunidade em que nasceu, viveu e morreu. Por fim, as narrativas de parentes, contemporâneos e ex-discentes da professora em alusão atestam suas práticas educativas e identificação étinico-cultural de forma inconteste e consolidada na comunidade de Alto Alegre, no município de Horizonte, estado do Ceará, Brasil.
Detalhes do artigo
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).