PROFESSORES DE HISTÓRIA E A LEI 10.639/2003: DOCENTES GRADUADOS NA UFC E UECE E SUAS PRÁTICAS EM SALA DE AULA
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Resumo
Esta pesquisa tem como objetivo investigar os conhecimentos teóricos e práticos adotados pelos professores de História de Nível Médio, advindos da Universidade Estadual do Ceará e Universidade Federal do Ceará, acerca das temáticas que envolvem a Lei nº 10.639/03: História e Cultura africana e afro-brasileira. Este estudo tem caráter qualitativo e a metodologia utilizada consiste em análises bibliográficas e documentais sobre o tema, realizando-se também entrevistas com professores de História do Ensino Médio de uma escola pública do Ceará. Ao final da pesquisa, verificou-se que os professores analisados não foram contemplados com componentes curriculares sobre História e Cultura Afro-Brasileira em suas formações e que os docentes que possuíam algum conhecimento sobre o tema o adquiriram mediante interesse particular. Com isso ficou evidente a necessidade de haver uma adequação dos Projetos Políticos e Pedagógicos de ambas as universidades para se adequarem à legislação vigente, visando benefícios para a educação cearense dentro de um norte de formação multicultural.
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