Filmes de temáticas étnico-raciais na Educação Escolar Quilombola: Contribuições pedagógicas
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Proporcionar atividades diferenciadas e interdisciplinares em contextos interculturais, que fujam da tradicional aula expositiva, tem sido um dos mecanismos orquestrados para possibilitar diálogos e rupturas do pensamento colonial. A utilização de audiovisuais tem possibilitado abordar elementos como identidade, cultura, relações étnico-raciais, racismo e as relações afrodiaspóricas. Neste sentido, este trabalho surge da seguinte inquietação: quais são as possibilidades de trabalhar os filmes de temáticas étnico-raciais como ferramentas pedagógicas na Educação Escolar Quilombola? Para isso, em estilo ensaístico, propomos como objetivo analisar as possibilidades dos filmes de temáticas étnico-raciais como ferramentas pedagógicas na Educação Escolar Quilombola. Como objetivos secundários, propomos refletir sobre os documentos que orientam a educação para as relações étnico-raciais; discutir filmes e o ensino de História da África na Educação Escolar Quilombola e apresentar as possibilidades de filmes de temáticas étnico-raciais. Este trabalho é de abordagem qualitativa do tipo exploratório e para interpretação das informações, análise fílmica. Os resultados evidenciaram que é possível construir propostas dialógicas e educacionais para se trabalhar em contextos interculturais; há a possibilidade de se trabalhar em sala de aula com filmes na perspectiva das relações étnico-raciais; os filmes são instrumentos colaboradores para debater racismo, preconceito, discriminação e os estereótipos, sendo que a utilização de filmes reforça a implementação da Lei 10.639/03.
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).