Filmes de temáticas étnico-raciais na Educação Escolar Quilombola: Contribuições pedagógicas
Contenu principal de l'article
Résumé
Proporcionar atividades diferenciadas e interdisciplinares em contextos interculturais, que fujam da tradicional aula expositiva, tem sido um dos mecanismos orquestrados para possibilitar diálogos e rupturas do pensamento colonial. A utilização de audiovisuais tem possibilitado abordar elementos como identidade, cultura, relações étnico-raciais, racismo e as relações afrodiaspóricas. Neste sentido, este trabalho surge da seguinte inquietação: quais são as possibilidades de trabalhar os filmes de temáticas étnico-raciais como ferramentas pedagógicas na Educação Escolar Quilombola? Para isso, em estilo ensaístico, propomos como objetivo analisar as possibilidades dos filmes de temáticas étnico-raciais como ferramentas pedagógicas na Educação Escolar Quilombola. Como objetivos secundários, propomos refletir sobre os documentos que orientam a educação para as relações étnico-raciais; discutir filmes e o ensino de História da África na Educação Escolar Quilombola e apresentar as possibilidades de filmes de temáticas étnico-raciais. Este trabalho é de abordagem qualitativa do tipo exploratório e para interpretação das informações, análise fílmica. Os resultados evidenciaram que é possível construir propostas dialógicas e educacionais para se trabalhar em contextos interculturais; há a possibilidade de se trabalhar em sala de aula com filmes na perspectiva das relações étnico-raciais; os filmes são instrumentos colaboradores para debater racismo, preconceito, discriminação e os estereótipos, sendo que a utilização de filmes reforça a implementação da Lei 10.639/03.
Renseignements sur l'article
Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
Declaración de Derecho Autoral
- Los autores conservan los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho de la primera publicación, con el trabajo licenciado simultáneamente bajo la Licencia Creative Commons Attribution License CC-BY 0 que permite compartir el trabajo con el reconocimiento de la autoría del trabajo y la publicación inicial en esta revista.
- Los autores están autorizados a celebrar contratos adicionales por separado para la distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicado en esta revista (por ejemplo, publicación en repositorio institucional o capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
- Se permite y se alienta a los autores a publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal) en cualquier momento antes o durante el proceso editorial, ya que esto puede conducir a cambios productivos y a aumentar impacto y cita del trabajo publicado (Vera El Efecto del Acceso Libre).