UM OLHAR À COR DA PELE NA IMPLEMENTAÇÃO DAS COTAS RACIAIS EM UM CURSO DE PEDAGOGIA NO RIO GRANDE DO SUL
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Esta investigação teve abordagem qualitativa. Trata-se de um estudo de caso documental, perpassado pela biografia de uma universitária negra, em uma escrita escrevivente sobre a implementação da Lei 12.711/2012, a Lei das Cotas. Apresentam-se dados sobre o quantitativo de ingressantes e concluintes, por cotas raciais, de 2016 a 2021, no Curso de Graduação em Pedagogia: Licenciatura, na Unidade da UERGS do Litoral Norte do Rio Grande do Sul. O estudo revelou que, das 33 vagas ofertadas em cotas raciais em cinco anos, em conformidade com a legislação, a partir do percentual da população negra no estado, apenas sete foram acessadas. Dessas vagas, quatro ainda estão em uso, duas foram abandonadas e apenas uma cotista étnico-racial já foi diplomada, o que indica demora para a conclusão do curso.
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).