EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA E DESLOCAMENTO EPISTEMOLÓGICO: PRÁTICAS CURRICULARES DE PROFESSORAS NEGRAS – RELATO DE EXPERIÊNCIA

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Célia Cristo
Claudia Miranda

Resumo

Este trabalho relata experiências protagonizadas por mulheres negras que têm, na docência, desde os anos iniciais da educação básica até a pós-graduação, a proposição de uma agenda antirracista. Consideramos os deslocamentos epistemológicos na perspectiva de redes colaborativas/formativas, e, assim, a africanização é uma dimensão a ser absorvida como constitutiva da resistência anticolonial e antipatriarcal. Observa-se como as redes comunitárias da América Latina estão orientadas por pressupostos da Amefricanidade e, assim, convertem-se em referências, nas bases das suas respectivas sociedades. No âmbito dessas coletividades, reconhecemos a capilaridade de resultados já alcançados em perspectiva colaborativa. No contato com essas redes, reconhecemos a capilaridade de uma formação baseada em princípios fortalecidos com a adesão de interlocutoras situadas em diferentes territórios.

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Como Citar
Cristo, C., & Miranda, C. (2022). EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA E DESLOCAMENTO EPISTEMOLÓGICO: PRÁTICAS CURRICULARES DE PROFESSORAS NEGRAS – RELATO DE EXPERIÊNCIA. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 14(39), 359–383. Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/1398
Seção
Dossiê Temático