SE SOU, PRECISO DIZER POR QUE SOU: A TRAJETÓRIA DE UMA MULHER PRETA, MILITANTE E COTISTA
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente artigo busca apresentar como a negação e a invisibilidade da identidade negra afeta o desenvolvimento intelectual da população negra. Desse modo, o objetivo é relatar experiências vivenciadas em minha trajetória de vida e acadêmica, a partir de memórias e lembranças que me fizeram ser a mulher que me tornei hoje: preta, militante e universitária. Usando o recurso de narrativas da memória, percorro os territórios e fatos históricos da minha trajetória de vida na educação, nas lutas organizadas no movimento negro, em especial, nas campanhas para a aplicação e a consolidação das ações afirmativas nas universidades federais e na UNILAB.
Detalhes do artigo
Como Citar
Silva, G. A. S. da, & Costa, J. da S. (2021). SE SOU, PRECISO DIZER POR QUE SOU: A TRAJETÓRIA DE UMA MULHER PRETA, MILITANTE E COTISTA. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 13(Ed. Especi), 94–111. Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/1306
Seção
Caderno Temático
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).