O SISTEMA DE RESERVA DE VAGAS NA UEFS: UMA NARRATIVA SOBRE OS 10 ANOS
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Através deste texto, propomos uma análise acerca da implantação da reserva de vagas na Uefs em dois períodos distintos e tecemos breves considerações acerca dos resultados dez anos após a implantação das reservas de vagas a partir do processo seletivo 2007.1. Para tanto, recorremos à documentação institucional e dialogamos com a bibliografia pertinente, adotando a metodologia qualitativa para análise. Iniciamos apresentando o contexto, os sujeitos e instâncias envolvidas nas discussões para a primeira resolução; em seguida, as deliberações do Consu expressas na Resolução Consu 034/2006. Prosseguimos apresentando considerações sobre os resultados dos 10 anos do sistema de reserva de vagas, a consolidação das ações afirmativas na Uefs e concluímos contextualizando o processo de elaboração da segunda resolução, a Resolução Consu 10/2019.
Detalhes do artigo
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).