AÇÕES AFIRMATIVAS NA UNIVERSIDADE FEDERAL DO PAMPA/RS: ATUAÇÃO E PERSPECTIVAS DE GESTÃO
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este artigo busca apresentar um conjunto de realizações da Universidade Federal do Pampa – UNIPAMPA em relação à implantação das políticas de ações afirmativas, as quais tem sido objeto de priorização na atual gestão. Ao longo do texto, examinam-se as diversas legislações que significam um arcabouço legal que ancora as ações afirmativas e impõem à gestão da universidade a criação de mecanismos capazes de concretizar tais normativas. Parte-se do entendimento da importância de um esforço institucional capaz de dar vazão as necessidades de segmentos sociais historicamente marginalizados, os quais ultrapassam o acesso ao espaço universitário, envolvendo ações em prol da permanência e da promoção da educação para a superação do racismo e da discriminação étnico-racial. Apontam-se ações nestas diversas dimensões, avaliando seu alcance e propondo a reflexão sobre os limites impostos aos gestores em um contexto de crise econômica e social, marcados pela pandemia e pelas restrições orçamentárias. Enfatizam-se as expectativas geradas em torno da chegada à reitoria de um reitor negro e a reflexão sobre a possibilidade de atender as demandas postas pelos movimentos sociais ligados aos indígenas e afro-brasileiros.
Detalhes do artigo
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).