EDUCAÇÃO DAS RELACÕES ÉTNICO-RACIAIS NA EDUCAÇÃO INFANTIL: CAMINHOS NECESSÁRIOS PARA UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA
Conteúdo do artigo principal
Resumo
A Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER) é um caminho para que as crianças construam identidades positivas, de si e de seus pares, é também um meio para que elas estejam em contato com a cultura afro-brasileira e africana. Este artigo apresenta uma discussão em torno da importância da ERER estar inserida na educação infantil (EI). Ressalta-se que a ERER está garantida a todos os níveis da educação. Faz-se necessário que os/as profissionais da EI estejam cientes da disparidade racial na nossa sociedade. Assim, a ERER precisa ser discutida nos cursos de formação de docentes, para auxiliá-los/as na construção de práticas pedagógicas que consideram e sejam promotoras de igualdade racial, visando o cumprimento da legislação, o pleno desenvolvimento de todas as crianças e a promoção da igualdade racial.
Detalhes do artigo
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).