RPG GIRASSÓIS: EPISTEMOLOGIAS ACADÊMICAS NEGRAS PARA OS FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL

Conteúdo do artigo principal

Ellen Lima Souza
Núbia Cristina Sulz Lyra Correa

Resumo

O presente artigo apresenta o Role-Playing Game (RPG) Girassóis que aborda conceitos teórico-metodológico desenvolvidos por acadêmicas negras que orientam noções de infâncias e crianças negras e estruturam fundamentos da educação das relações étnico-raciais. O jogo foi concebido em uma chave de afrocentricidade orientado para graduandas/os do curso de Pedagogia. Para a comunidade acadêmicas negras a pesquisa é, também, uma forma de militância tal condição se expressa a busca por justiça curricular e isso, exige, coerência pedagógica para comunicar valores ancestrais que promovem cidadania com as nossas crianças de ontem e de hoje na ordem cosmogônica de Exu que subverte o tempo e o espaço nos levando para mãe África.

Detalhes do artigo

Como Citar
Souza, E. L., & Sulz Lyra Correa, N. C. (2020). RPG GIRASSÓIS: EPISTEMOLOGIAS ACADÊMICAS NEGRAS PARA OS FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 12(33), 44–65. Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/1002
Seção
Dossiê Temático