INTERSECCIONALIDADE E IDENTIDADE: RAÇA, GÊNERO E SURDEZ PELA AGÊNCIA DE MULHERES NEGRAS

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Aline Gomes da Silva
Luiza Rodrigues de Oliveira
Fatima Lima
Ana Claudia Lima Monteiro

Résumé

Cet article traite du concept d'intersectionnalité basé sur la proposition selon laquelle l'inscription du genre et du handicapé dans la race nous aide à réfléchir à un sens de devenir noir au-delà de la substatialisation, affirmant le concept d'identité relationnelle. Le différend sur le concept d'identité est l'un des plus grands affrontements dans le domaine de la psychologie lorsqu'il s'agit de penser la racialisation du racisme anti-noir et l'agence des Noirs au Brésil. Pour ce faire, nous sommes allées à la rencontre des mouvements de femmes noires, qui sont à la base de la construction et du développement de l'intersectionnalité comme outil de lutte, de liberté et de désaliénation. Dans ce voyage, nous prenons comme références les œuvres de Neuza Santos Souza, Patricia Hill Collins et Lélia Gonzalez, ainsi que l'histoire de la vie de Rachel, une femme noire, sourde, ex-esclavagisé, qui en 1868, demanda son inscription dans une école spéciale pour les personnes sourdes. Nous concluons que le processus de devenir intersectionnel enlève le sens de l'universalisation de l'identité et met en évidence l'intersectionnalité comme un outil qui nous aide dans la lutte contre l'oppression en reconnaissant comment ces forces se croisent dans l'expérience vécue singulière et collective, des agences.

Renseignements sur l'article

Comment citer
Silva, A. G. da, Oliveira, L. R. de, Lima, F., & Monteiro, A. C. L. (2023). INTERSECCIONALIDADE E IDENTIDADE: RAÇA, GÊNERO E SURDEZ PELA AGÊNCIA DE MULHERES NEGRAS. Magazine De l’Association Brésilienne Des Chercheurs(ses) Noirs(es), 16(Edição Especial). Consulté à l’adresse https://abpnrevista.org.br/site/article/view/1634
Rubrique
Artigos
Bibliographies de l'auteur-e

Aline Gomes da Silva, Instituto Nacional de Educação de Surdos

Doutora em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense/UFF (2022). Possui Mestrado em Educação pela Universidade o Estado do Rio de Janeiro/UERJ (2014). Pós-graduação em Surdez e Letramento pelo Instituto de Nacional de Educação de Surdos/INES e Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro/ISERJ (2009). Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/UNIRIO (2008). Atualmente é professora efetiva do Colégio de Aplicação do Instituto Nacional de Educação de Surdos (Cap - INES) atuando nas séries iniciais do Ensino Fundamental, na Educação de Jovens e Adultos surdos.É integrante do Grupo ArteGestoAção/INES e do Grupo de Pesquisa LALIDH - Oralidades/ UFF.

Luiza Rodrigues de Oliveira, Universidade Federal Fluminense

Psicóloga formada pela Universidade Federal Fluminense (1992), possui Doutorado (2003) e Mestrado em Educação (1998) pela Universidade de São Paulo. Professora do Curso de Graduação em Psicologia, professora do Programa Stricto Sensu em Psicologia e Professora do Programa Stricto Sensu em Ensino de Ciências da Natureza da Universidade Federal Fluminense. Editora da Revista Ensino, Saúde e Ambiente. Áreas de pesquisa:  Psicologia e Educação Antirracista; identidade diaspórica. Integra o Coletivo de Professoras/es Negras/os, Ativistas e Militantes Antirracistas da UFF (ENUFF) e o Coletivo de Intelectuais Negras e Negros do País (CDINN)

Fatima Lima, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Antropóloga.Feminista alinhada ao Feminismo Negro, decolonial e Anti-Colonial. Doutora em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social da Universidade Estadual do Rio de Janeiro/IMS/UERJ.Pós Doutora em Antropologia Social pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social/PPGAS do Museu Nacional/UFRJ Professora Associada da Universidade Federal do Rio de Janeiro/Macaé. Professora do Programa Interdisciplinar de Pós Graduação em Linguística Aplicada- PIPGLA da Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ. Professora do Programa de Pós-Graduação em Relações Étnico - Raciais/ CEFET/RJ. É autora do livro "Corpos, Gêneros, Sexualidades - políticas de Subjetivação" publicado pela Editora Rede Unida .Atua no campo das Ciências Humanas e Sociais e nos estudos de linguagens, discursos e narrativas, principalmente com os seguintes temas: Raça, Gênero, Sexualidade, Teorias Feministas ( com ênfase nos feminismos negros e decoloniais), Processos Políticos de Subjetivação e Estudos e Pesquisas com os grupos ditos subalternizados.

Ana Claudia Lima Monteiro, Universidade Federal Fluminense

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (1998), mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2002) e doutorado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2009). Atualmente é professora na classe associado da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Psicologia e Filosofia, com ênfase em História e Epistemologia da Psicologia, Motivação e Processos Afetivos, Filosofia Francesa Contemporânea, principalmente Deleuze, Foucault e Michel Serres, Metodologia da Pesquisa, Estudos em Ciência, Tecnologia e Sociedade. Atualmente tem pesquisas relacionadas ao feminismo e feminismo na ciência, estudando autoras como Donna Haraway, Isabelle Stergers, Vinciane Despret, bell hooks, Djamila Ribeiro, Silvia Federici, dentre outras. Atua principalmente nos seguintes temas: Epistemologia Moderna e Contemporânea, Epistemologias do Sul, estudos sobre Antropologia das Emoções, Subjetividade, Corpo e Afetos, Estudos da Deficiência, em especial os autismos, Estudos CTS, Produção de Subjetividade.