INTERSECCIONALIDADE E IDENTIDADE: RAÇA, GÊNERO E SURDEZ PELA AGÊNCIA DE MULHERES NEGRAS

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Aline Gomes da Silva
Luiza Rodrigues de Oliveira
Fatima Lima
Ana Claudia Lima Monteiro

Abstract

This paper discusses the concept of intersectionality based on the proposition that inscribing gender and disability in race helps us to think about a meaning of becoming black beyond substantiation, affirming the concept of relational identity. The dispute over the concept of identity is one of the biggest clashes in the field of psychology when it comes to thinking about the racialization of anti-black racism and


the agency of black people in Brazil. To do so, we went to meet the black women's movements, which are at the base of the construction and development of intersectionality as a tool of struggle, freedom and disalienation. In this journey, we take as references the works of Neuza Santos Souza, Patricia Hill Collins and Lélia Gonzalez, and also the life story of Rachel, a black, deaf, ex-slave woman, who in 1868, requested enrollment in a special school for deaf people. We conclude that the process of becoming intersectionally takes away the sense of universalization of identity and highlights intersectionality as a tool that helps us in the fight against oppression by recognizing how these forces intersect in the singular and collective lived experience, from the agencies.

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How to Cite
Silva, A. G. da, Oliveira, L. R. de, Lima, F., & Monteiro, A. C. L. (2023). INTERSECCIONALIDADE E IDENTIDADE: RAÇA, GÊNERO E SURDEZ PELA AGÊNCIA DE MULHERES NEGRAS. Journal of Black Brazilian Researchers Association, 16(Edição Especial). Retrieved from https://abpnrevista.org.br/site/article/view/1634
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Artigos
Author Biographies

Aline Gomes da Silva, Instituto Nacional de Educação de Surdos

Doutora em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense/UFF (2022). Possui Mestrado em Educação pela Universidade o Estado do Rio de Janeiro/UERJ (2014). Pós-graduação em Surdez e Letramento pelo Instituto de Nacional de Educação de Surdos/INES e Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro/ISERJ (2009). Graduação em Pedagogia pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro/UNIRIO (2008). Atualmente é professora efetiva do Colégio de Aplicação do Instituto Nacional de Educação de Surdos (Cap - INES) atuando nas séries iniciais do Ensino Fundamental, na Educação de Jovens e Adultos surdos.É integrante do Grupo ArteGestoAção/INES e do Grupo de Pesquisa LALIDH - Oralidades/ UFF.

Luiza Rodrigues de Oliveira, Universidade Federal Fluminense

Psicóloga formada pela Universidade Federal Fluminense (1992), possui Doutorado (2003) e Mestrado em Educação (1998) pela Universidade de São Paulo. Professora do Curso de Graduação em Psicologia, professora do Programa Stricto Sensu em Psicologia e Professora do Programa Stricto Sensu em Ensino de Ciências da Natureza da Universidade Federal Fluminense. Editora da Revista Ensino, Saúde e Ambiente. Áreas de pesquisa:  Psicologia e Educação Antirracista; identidade diaspórica. Integra o Coletivo de Professoras/es Negras/os, Ativistas e Militantes Antirracistas da UFF (ENUFF) e o Coletivo de Intelectuais Negras e Negros do País (CDINN)

Fatima Lima, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Antropóloga.Feminista alinhada ao Feminismo Negro, decolonial e Anti-Colonial. Doutora em Saúde Coletiva pelo Instituto de Medicina Social da Universidade Estadual do Rio de Janeiro/IMS/UERJ.Pós Doutora em Antropologia Social pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social/PPGAS do Museu Nacional/UFRJ Professora Associada da Universidade Federal do Rio de Janeiro/Macaé. Professora do Programa Interdisciplinar de Pós Graduação em Linguística Aplicada- PIPGLA da Universidade Federal do Rio de Janeiro/UFRJ. Professora do Programa de Pós-Graduação em Relações Étnico - Raciais/ CEFET/RJ. É autora do livro "Corpos, Gêneros, Sexualidades - políticas de Subjetivação" publicado pela Editora Rede Unida .Atua no campo das Ciências Humanas e Sociais e nos estudos de linguagens, discursos e narrativas, principalmente com os seguintes temas: Raça, Gênero, Sexualidade, Teorias Feministas ( com ênfase nos feminismos negros e decoloniais), Processos Políticos de Subjetivação e Estudos e Pesquisas com os grupos ditos subalternizados.

Ana Claudia Lima Monteiro, Universidade Federal Fluminense

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal Fluminense (1998), mestrado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2002) e doutorado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2009). Atualmente é professora na classe associado da Universidade Federal Fluminense. Tem experiência na área de Psicologia e Filosofia, com ênfase em História e Epistemologia da Psicologia, Motivação e Processos Afetivos, Filosofia Francesa Contemporânea, principalmente Deleuze, Foucault e Michel Serres, Metodologia da Pesquisa, Estudos em Ciência, Tecnologia e Sociedade. Atualmente tem pesquisas relacionadas ao feminismo e feminismo na ciência, estudando autoras como Donna Haraway, Isabelle Stergers, Vinciane Despret, bell hooks, Djamila Ribeiro, Silvia Federici, dentre outras. Atua principalmente nos seguintes temas: Epistemologia Moderna e Contemporânea, Epistemologias do Sul, estudos sobre Antropologia das Emoções, Subjetividade, Corpo e Afetos, Estudos da Deficiência, em especial os autismos, Estudos CTS, Produção de Subjetividade.