CONSTRUINDO PONTES ENTRE JUVENTUDE NEGRA E CIÊNCIA PARA A PROMOÇÃO DA EQUIDADE RACIAL NA EDUCAÇÃO (Entrevista com Ricardo Henriques)

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Ricardo Henriques
Thatianny Alves de Lima Silva
Fabíola Nascimento Camilo

Resumo

O Instituto Unibanco (IU) tem atuado para a melhoria da educação pública no Brasil nos últimos 15 anos e mais recentemente articula-se com organizações da sociedade civil para fortalecer a promoção da equidade racial na educação. A parceria com a Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as (ABPN) teve início em 2018 com o fomento ao projeto Afrocientista, que completou sua terceira edição em 2022 e contou com o envolvimento de 12 Núcleos de Estudos Afro-Brasileiros e Indígenas (Neab/Neabis) e a participação de 100 bolsistas, estudantes negros e negras do Ensino Médio e do Ensino Superior. O principal objetivo do projeto é despertar a vocação científica e incentivar talentos entre esses/as jovens mediante sua participação em atividades de pesquisa científica pautadas nas questões étnico-raciais. A reflexão sobre a conjuntura do país nos últimos 20 anos no que tange aos avanços e desafios para a redução das desigualdades raciais na educação e a relevância do Afrocientista no contexto atual foram questões abordadas por Ricardo Henriques nesta entrevista. Outros temas se entrelaçaram na discussão, tais como a importância do Movimento Negro e dos/as intelectuais negros e negras para a produção científica e a análise das relações étnico-raciais na sociedade brasileira, a necessidade de ações afirmativas em todo o ciclo da Educação Básica para provocar mudanças em várias dimensões do ambiente escolar e o papel do investimento social privado no fortalecimento de uma filantropia negra. O Afrocientista é considerado uma ponte entre escola pública, universidade, juventude negra e comunidade, e sua potência se expressa ao gerar engajamento e protagonismo dos/as jovens, pela valorização de referências para o fortalecimento da identidade negra de estudantes e inclusão do debate étnico-racial na escola, aumentando a probabilidade de permanência e continuidade dos estudos.

Detalhes do artigo

Como Citar
Henriques, R., Silva, T. A. de L., & Nascimento Camilo, F. (2023). CONSTRUINDO PONTES ENTRE JUVENTUDE NEGRA E CIÊNCIA PARA A PROMOÇÃO DA EQUIDADE RACIAL NA EDUCAÇÃO: (Entrevista com Ricardo Henriques). Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 15(Edição Especial), 245–262. Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/1491
Seção
Entrevistas
Biografia do Autor

Ricardo Henriques, Superintendente do Instituto Unibanco

Economista e superintendente executivo do Instituto Unibanco. Foi secretário Nacional de Educação Continuada, Alfabetização e Diversidade (Secad) do Ministério da Educação e secretário executivo do Ministério de Desenvolvimento Social, quando coordenou o desenho e a implantação inicial do programa Bolsa Família. No Rio de Janeiro, foi secretário estadual de Assistência Social e Direitos Humanos e presidente do Instituto Municipal de Urbanismo Pereira Passos (IPP), tendo desenvolvido e implantado o programa UPP Social. Foi pesquisador e diretor-adjunto da área social do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea), assessor especial do presidente do Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e, durante 30 anos, professor do Departamento de Economia da Universidade Federal Fluminense (UFF). Atualmente, é professor associado da Fundação Dom Cabral e membro dos conselhos de Anistia Internacional (Brasil), Centro de Estudos das Relações do Trabalho e Desigualdades (CEERT), Fundação Itaú Educação e Cultura (FIEC), Instituto Natura, Instituto República e Pacto pela Equidade Racial. E-mail: instituto.unibanco@institutounibanco.org.br . ORCID: https://orcid.org/0009-0002-7619-2312

Thatianny Alves de Lima Silva, Associação Brasileira de Pesquisadores/as Negros/as

Doutoranda pelo programa de pós-graduação em Educação em Ciências e Matemática (PPGECM) da Universidade Federal de Goiás (2020-). Compõe o Coletivo Negro/a Tia Ciata, do Laboratório de Pesquisas em Educação Química e Inclusão do Instituto de Química (UFG). É gestora nacional/geral do projeto Afrocientista (2021-). Mestra em Ensino de Ciências pelo programa de pós-graduação em Ensino de Ciências (2012-2014) e graduada em Ciências Biológicas (bacharelado e licenciatura) pela Universidade de Brasília (UnB) (2007-2012), foi responsável pela elaboração das perguntas e pela realização desta entrevista. E-mail: thatiannysilvaa@gmail.com .  ORCID: https://orcid.org/0000-0002-5984-879X

Fabíola Nascimento Camilo, Instituto Unibanco

Doutoranda no Programa de Pós-Graduação em Educação da Unversidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO), mestra em Ciências Sociais pelo programa de pós-graduação em Ciências Sociais da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) (2009-2011). Graduada e licenciada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) (2000-2006), é analista sênior de Projetos Educacionais do Instituto Unibanco (2013- ), onde acompanha a parceria com o projeto Afrocientista. Foi responsável pela elaboração das perguntas e pela realização desta entrevista. E-mail: fabiola.camilo@institutounibanco.org.br ORCID: https://orcid.org/0009-0006-3929-7093.