LA RESILIENCIA DE CUERPOS CELESTES MUSEOLÓGICOS: LOS CIELOS COMO PATRIMONIOS HISTÓRICOS, CULTURALES Y NATURALES DE LA HUMANIDAD

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Alan Alves-Brito

Resumen

 O principal objetivo deste trabalho é apresentar um estudo qualitativo, acompanhado de uma discussão teórica que trata dos desafios estruturais e pedagógicos da educação das relações étnico-raciais (ERER) no campo do ensino e da divulgação de ciências físicas (astronomia) e sociais aplicadas (museologia) como um dispositivo didático-pedagógico para ampliar o debate sobre a decolonização das ciências. A partir da análise de artigos, documentos e outras fontes oficiais da União Astronômica Internacional, e tendo os céus como referência, amplio, a partir dos exemplos analisados, a percepção de como os céus podem ser encarados como patrimônios históricos, culturais e naturais da humanidade, sem perder de vista as formas com as quais as narrativas sobre eles e a noção de patrimônio no âmbito da astronomia moderna e contemporânea têm sido cosmofóbicas. 

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Cómo citar
Alves-Brito, A. (2024). LA RESILIENCIA DE CUERPOS CELESTES MUSEOLÓGICOS: LOS CIELOS COMO PATRIMONIOS HISTÓRICOS, CULTURALES Y NATURALES DE LA HUMANIDAD. Revista De La Asociación Brasileña De Investigadores(as) Negros(as), 18(46). Recuperado a partir de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/1824
Sección
Dossiê temático - PATRIMÔNIO E EDUCAÇÃO NA DIÁSPORA AFRICANA: DESAFIOS ESTRUTURAIS E PEDAGÓGICOS DA EDUCAÇÃO DAS REALAÇÕES ÉTNCIO-RACIAIS
Biografía del autor/a

Alan Alves-Brito, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutor em Ciências. Professor Adjunto - Instituto de Física da UFRGS. Participante do grupo de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Física do Programa de Pós-Graduação em Física da UFRGS.