ENTRAVES E PERSPECTIVAS DO ENSINO DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA NAS ESCOLAS: QUESTIONAMENTOS A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DE PROFESSORA INDÍGENA

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Sandra Benites

Resumo

Baseado na conferência proferida pela professora-indígena Sandra Benites – Guarani  Nhandewa,  durante o IV Aniversário do NEABI-UENF (29 e 30/07/2016), o relato apresenta a experiência da autora, como coordenadora pedagógica junto a rede de ensino de Maricá, RJ contrastada às especificidades de seus conhecimentos e modos de vida Guarani. Sandra Benites descreve, de forma sensível e crítica, os desafios enfrentados em sua trajetória como professora, analisando ainda as potencialidades e os desafios do agenciamento da Lei 11.645/2008 frente ao racismo e histórico preconceito contra os povos indígenas no âmbito escolar.

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Como Citar
Benites, S. (2022). ENTRAVES E PERSPECTIVAS DO ENSINO DA CULTURA AFRO-BRASILEIRA E INDÍGENA NAS ESCOLAS: QUESTIONAMENTOS A PARTIR DA EXPERIÊNCIA DE PROFESSORA INDÍGENA. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 14(39), 272–279. Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/1391
Seção
Dossiê Temático