EQUA-AÇÃO OU UMA AÇÃO-INEQUA? REVISITANDO O ENSINO DE EQUACAO DO 2º GRAU EM ANGOLA
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O artigo, é fruto de uma investigação que procura proporcionar aos estudantes do Ensino Secundário de Angola, aperfeiçoar suas habilidades na resolução de equações do 2º grau à uma incógnita. Leva-nos a viajar em diferentes épocas a busca da evolução das Equações do 2º grau que abarca distintos períodos do desenvolvimento da matemática, ocorrido em diversas civilizações. Os matemáticos que contribuíram para a solução de tais equações, através de diferentes métodos, em particular as contribuições de matemáticos egípcios, babilónios, gregos, hindus, árabes e europeus por meio de bibliografias especializadas. Pretendemos que o conteúdo em questão, bem como os demais, sejam explorados em um contexto histórico mais abrangente. Atualmente o ensino sobre á resoluções de equações do 2º grau tem se restringido praticamente em apresentação da fórmula resolvente, relações entre seus coeficientes e suas raízes. Menosprezando a história da Matemática. O foco da pesquisa é o processo de ensino e aprendizagem da matemática em Angola, com objetivo de diversificar as ferramentas por meio da história de matemática e diminuir o leque de dificuldades que persistem na resolução das equações do 2º grau. Sua execução foi possível através dos métodos teóricos, empíricos e o estatístico, todavia, observamos que o estudo nesta perspetiva poderá contribuir para melhoria do ensino e aprendizagem da matemática no país e esperemos alcançar bons resultados.
Detalhes do artigo
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).