A QUÍMICA NOS CABELOS: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ENSINO CTS VISANDO UMA EDUCAÇÃO ANTIRRACISTA
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Durante a adolescência, a estética tem papel significativo e os cabelos são um ponto chave, pois carregam toda uma simbologia de cunho histórico, político e social. Apoiado na teoria de Paulo Freire, de uma educação emancipatória e crítica, no uso de temas geradores e abordagem CTS, desenvolveu-se uma proposta didática para uma turma de 3ª série do Ensino Médio. Nela, debateu-se sobre padrões estéticos e pré-conceitos relacionados aos diferentes tipos de cabelo e introduziu-se o conteúdo de polímeros. Com o projeto, percebeu-se que com o tema “cabelos” foi possível aumentar a participação dos alunos na aula, aproximar o conteúdo de Química com um tema cotidiano dos educandos e desenvolver uma postura mais crítica em relação às implicações que a Química e a Tecnologia tem com a sociedade de consumo que perpetua o racismo institucional.
Detalhes do artigo
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).