MASCULINIDADES, RACISMO E O DESAFIO DE CORPOS NEGROS NA ESCOLA: NARRATIVAS DE HOMENS NEGROS

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SANDRA REGINA DE SOUZA MARCELINO

Resumo

Neste artigo, apresento relatos de três homens negros moradores da cidade do Rio de Janeiro e Baixada Fluminense sobre suas experiências de gênero e raça no cotidiano escolar. Procuramos conhecer qual era o significado da escola para esses homens e suas percepções acerca de situações de racismo vivenciadas nesse lugar. Em seguida, analisamos como a escola reforça a construção das masculinidades e do racismo desafiando a trajetória escolar de meninos e jovens negros. Consideramos que os corpos brancos são marcadores de privilégios e desejáveis na escola fortalecendo as desigualdades e legitimando expectativas mais baixas para os meninos negros.

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Como Citar
MARCELINO, S. R. D. S. (2019). MASCULINIDADES, RACISMO E O DESAFIO DE CORPOS NEGROS NA ESCOLA: NARRATIVAS DE HOMENS NEGROS. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 11(30). Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/804
Seção
Dossiê Temático