ACESSO DE NEGRAS E NEGROS À PÓS-GRADUAÇÃO
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este artigo analisa o acesso à pós-graduação de indivíduos de ambos os sexos pertencentes ao grupo étnico-racial classificado como negros e os compara ao de brancos. Os dados abrangentes sobre a realidade encontrada no país, em relação à presença ou não de negros e de negras na pós-graduação, foram extraídos da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad), desenvolvida pelo Instituto Nacional de Geografia e Estatística (IBGE). É apresentada a fundamentação teórica direcionada à inserção de negras e de negros no nível mais alto de escolaridade: a pós-graduação. Foram investigados o nível de escolarização da população brasileira, em 2004 e 2013, e o acesso de negros e de brancos à pós-graduação no país. Em ambas as análises, foi feita a comparação entre o grupo de negros e o de brancos.
Detalhes do artigo
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).