HISTÓRIA E MEMÓRIA DE UMA PROFESSORA QUILOMBOLA: VITRAIS BIOGRÁFICOS, PRÁTICAS EDUCATIVAS E IDENTIFICAÇÃO ÉTNICO-RACIAL HISTORY AND MEMORY OF A QUILOMBOLA TEACHER: BIOGRAPHICAL VITRUS, EDUCATIONAL PRACTICES AND ETHNIC-RACIAL IDENTIFICATION

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Antônio Roberto Xavier
Charliton José dos Santos Machado

Resumo

As razões motivadoras deste estudo partem de um problema crônico do passado e sempre atual entranhado na sociedade brasileira: o não reconhecimento devido à cultura afro-brasileira e de seus/uas protagonistas. Nesse sentido, o escopo principal desta escrita é demonstrar a contribuição de uma professora leiga para a cultura e a educação em uma comunidade quilombola. Para tanto, a construção deste artigo empregou como procedimentos metodológicos a abordagem qualitativa e o método indutivo, através técnicas de observação direta, entrevistas e análises de narrativas colhidas por meio da história oral. Este artigo traz à tona a contribuição cultural e educacional de uma professora leiga, negra, quilombola, de família humilde do interior cearense. O legado material e imaterial da professora Maria José Alves da Silva está presente de forma inconteste na memória coletiva da comunidade em que nasceu, viveu e morreu. Por fim, as narrativas de parentes, contemporâneos e ex-discentes da professora em alusão atestam suas práticas educativas e identificação étinico-cultural de forma inconteste e consolidada na comunidade de Alto Alegre, no município de Horizonte, estado do Ceará, Brasil.

Detalhes do artigo

Como Citar
Xavier, A. R., & Machado, C. J. dos S. (2017). HISTÓRIA E MEMÓRIA DE UMA PROFESSORA QUILOMBOLA: VITRAIS BIOGRÁFICOS, PRÁTICAS EDUCATIVAS E IDENTIFICAÇÃO ÉTNICO-RACIAL: HISTORY AND MEMORY OF A QUILOMBOLA TEACHER: BIOGRAPHICAL VITRUS, EDUCATIONAL PRACTICES AND ETHNIC-RACIAL IDENTIFICATION. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 9(22), 332–348. Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/221
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Antônio Roberto Xavier, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira - UNILAB

Licenciado em História (UECE); Licenciado em Pedagogia (FAK); Especialista em História e Sociologia (URCA); Mestre em Políticas Públicas e Sociedade (UECE); Mestre em Planejamento em Políticas Públicas (UECE); Doutor em Educação (UFC) na Linha de História e Memória; Pós-doutorando em Educação (UFPB); Professor Permanente do Mestrado Acadêmico em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis (MASTS) e do Curso de Administração Pública Presencial, ambos da Unilab/Ce. É lider do Grupo de Pesquisa Gestão de Políticas Sociais (GPS0 da UNILAB/CNPq.

Charliton José dos Santos Machado

Licenciado em Ciências Sociais pela Universidade Federal da Paraíba/UFPB (1994). Mestre em Sociologia Rural pela Universidade Federal da Paraíba/UFPB (1997). Doutor em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte/UFRN (2001). Pós-Doutorado pela Universidade Estadual de Campinas/UNICAMP (2009). Atualmente é Professor Associado IV e Professor Permanente dos seguintes Programas de Pós-Graduação: PPGE e PPGS, ambos da Universidade Federal da Paraíba, atuando como orientador (Mestrado e Doutorado), principalmente, nos seguintes temas: educação, história, cultura e gênero. Publica, com frequência, artigos em periódicos, livros e capítulos de livros acerca das citadas temáticas. É Bolsista de Produtividade em Pesquisa - CNPQ PQ1-D. É Membro da Sociedade Brasileira de História da Educação (SBHE) e Docente Pesquisador do Grupo de Estudos e Pesquisas "História da Educação da Paraíba" ? HISTEDBR/GT-PB