PROFESSORES DE HISTÓRIA E A LEI 10.639/2003: DOCENTES GRADUADOS NA UFC E UECE E SUAS PRÁTICAS EM SALA DE AULA

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Adriano Ferreira de Paulo
Karlane Holanda Araújo
Joselina da Silva

Resumo

Esta pesquisa tem como objetivo investigar os conhecimentos teóricos e práticos adotados pelos professores de História de Nível Médio, advindos da Universidade Estadual do Ceará e Universidade  Federal do Ceará, acerca das temáticas que envolvem a Lei nº 10.639/03: História e Cultura africana e afro-brasileira. Este estudo tem caráter qualitativo e a metodologia utilizada consiste em análises bibliográficas e documentais sobre o tema, realizando-se também entrevistas com professores de História do Ensino Médio de uma escola pública do Ceará. Ao final da pesquisa, verificou-se que os professores analisados  não foram contemplados com componentes curriculares sobre História e Cultura Afro-Brasileira em suas formações e que os docentes que possuíam algum conhecimento sobre o tema o adquiriram mediante interesse particular. Com isso ficou evidente a necessidade de  haver uma adequação dos Projetos Políticos e Pedagógicos de ambas as universidades para se adequarem à legislação vigente, visando benefícios para a educação cearense dentro de um norte de formação multicultural.

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Como Citar
Paulo, A. F. de, Araújo, K. H., & da Silva, J. (2016). PROFESSORES DE HISTÓRIA E A LEI 10.639/2003: DOCENTES GRADUADOS NA UFC E UECE E SUAS PRÁTICAS EM SALA DE AULA. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 8(20), 168–184. Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/15
Seção
Artigos