Filmes de temáticas étnico-raciais na Educação Escolar Quilombola: Contribuições pedagógicas

Conteúdo do artigo principal

Hélio Rodrigues dos Santos
Geraldo Eustáquio Moreira

Resumo

Proporcionar atividades diferenciadas e interdisciplinares em contextos interculturais, que fujam da tradicional aula expositiva, tem sido um dos mecanismos orquestrados para possibilitar diálogos e rupturas do pensamento colonial. A utilização de audiovisuais tem possibilitado abordar elementos como identidade, cultura, relações étnico-raciais, racismo e as relações afrodiaspóricas. Neste sentido, este trabalho surge da seguinte inquietação: quais são as possibilidades de trabalhar os filmes de temáticas étnico-raciais como ferramentas pedagógicas na Educação Escolar Quilombola? Para isso, em estilo ensaístico, propomos como objetivo analisar as possibilidades dos filmes de temáticas étnico-raciais como ferramentas pedagógicas na Educação Escolar Quilombola. Como objetivos secundários, propomos refletir sobre os documentos que orientam a educação para as relações étnico-raciais; discutir filmes e o ensino de História da África na Educação Escolar Quilombola e apresentar as possibilidades de filmes de temáticas étnico-raciais. Este trabalho é de abordagem qualitativa do tipo exploratório e para interpretação das informações, análise fílmica. Os resultados evidenciaram que é possível construir propostas dialógicas e educacionais para se trabalhar em contextos interculturais; há a possibilidade de se trabalhar em sala de aula com filmes na perspectiva das relações étnico-raciais; os filmes são instrumentos colaboradores para debater racismo, preconceito, discriminação e os estereótipos, sendo que a utilização de filmes reforça a implementação da Lei 10.639/03.

Detalhes do artigo

Como Citar
Rodrigues dos Santos, H., & Moreira, G. E. (2024). Filmes de temáticas étnico-raciais na Educação Escolar Quilombola: Contribuições pedagógicas. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 15(43). Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/1457
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Hélio Rodrigues dos Santos, Universidade de Brasília

Mestre em Educação pelo Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) da Universidade de Brasília. Docente do Departamento de Educação da Universidade. Membro do grupo de pesquisa “Dzeta Investigações em Educação Matemática”.

Geraldo Eustáquio Moreira, Universidade de Brasília - UnB: Brasilia, DF, BR

Docente do Departamento de Educação da Universidade de Brasília (UnB). Professor da Universidade de Brasília, nos Programas de Pós-Graduação em Educação (Acadêmico e Profissional, PPGE/UnB).