UM OLHAR À COR DA PELE NA IMPLEMENTAÇÃO DAS COTAS RACIAIS EM UM CURSO DE PEDAGOGIA NO RIO GRANDE DO SUL

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Maria Cristina Schefer
Yasmim Damasceno Carpes Nardon

Resumo

Esta investigação teve abordagem qualitativa. Trata-se de um estudo de caso documental, perpassado pela biografia de uma universitária negra, em uma escrita escrevivente sobre a implementação da Lei 12.711/2012, a Lei das Cotas. Apresentam-se dados sobre o quantitativo de ingressantes e concluintes, por cotas raciais, de 2016 a 2021, no Curso de Graduação em Pedagogia: Licenciatura, na Unidade da UERGS do Litoral Norte do Rio Grande do Sul.  O estudo revelou que, das 33 vagas ofertadas em cotas raciais em cinco anos, em conformidade com a legislação, a partir do percentual da população negra no estado, apenas sete foram acessadas. Dessas vagas, quatro ainda estão em uso, duas foram abandonadas e apenas uma cotista étnico-racial já foi diplomada, o que indica demora para a conclusão do curso.  

Detalhes do artigo

Como Citar
Schefer, M. C., & Damasceno Carpes Nardon, Y. (2024). UM OLHAR À COR DA PELE NA IMPLEMENTAÇÃO DAS COTAS RACIAIS EM UM CURSO DE PEDAGOGIA NO RIO GRANDE DO SUL. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 15(43). Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/1435
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Maria Cristina Schefer, Uergs

Professora Adjunta na Univerisidade Estadual do Rio Grande do Sul  (UERGS)

Curso de Pedagogia e PPGED- MP

Doutora em Educação e Mestra em Letras e Cultura Regional

Líder do Grupo de Pesquisa Educação, Diversidade Étnico-Racial e Direitos Humanos (GEDERDH)

Yasmim Damasceno Carpes Nardon, Universidade Estadual do Rio Grande do Sul

Pedagoga -Uergs

Contista no Projeto Afrocontos/Uergs

Grupo de Pesquisa Educação, Diversidade Étnico-Racial e Direitos Humanos

https://orcid.org/0000-0002-4452-9956