PROCESSOS DE SUBJETIVAÇÃO DAS JUVENTUDES PERIFÉRICAS: RECONHECIMENTO, CULTURA HIP-HOP E COTIDIANIDADE

Conteúdo do artigo principal

Daniel Péricles Arruda
Maria Cristina Gonçalves Vincentin

Resumo

Este artigo é resultado de uma pesquisa que intentou analisar os processos de subjetivação e reconhecimento das juventudes periféricas por meio da cultura hip-hop. A história oral foi a estratégia metodológica de pesquisa, e nos auxiliou ao entrevistar três jovens identificados com a cultura hip-hop: dois do distrito de Brasilândia (zona norte) e um do bairro Vila Madalena (zona oeste); ambos territórios da cidade de São Paulo. Os dados analisados evidenciaram que a juventudes periféricas – enquanto categoria plena de diversidades, sentidos e significados –, tem a arte como mediações afetiva e social em sua cotidianidade, possibilitando-lhe caminhos para o desenvolvimento humano e o aprendizado social. Portanto, a arte é tomada como modo de resistência às desigualdades sociais e um espaço para manifestar e expor ideias, conflitos e desejos, bem como uma forma de se posicionar política e territorialmente, servindo, então, de referência para os outros jovens.

Detalhes do artigo

Como Citar
Arruda, D. P., & Vincentin, M. C. G. (2022). PROCESSOS DE SUBJETIVAÇÃO DAS JUVENTUDES PERIFÉRICAS: RECONHECIMENTO, CULTURA HIP-HOP E COTIDIANIDADE. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 14(41), 461–484. Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/1296
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Daniel Péricles Arruda, Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)

Arte-educador, rapper e poeta. Professor adjunto da graduação em Serviço Social e vinculado ao Departamento de Saúde, Educação e Sociedade da Universidade Federal de São Paulo, campus Baixada Santista. É graduado em Serviço Social pela PUC Minas, mestre (bolsista do Ford Foundation International Fellowships Program, turma 2010) e doutor em Serviço Social pela PUC-SP, pós-doutor em Psicologia Social pela PUC-SP, em formação em psicanálise pelo Instituto Langage, e aluno do 2º ano do curso Clínica Psicanalítica: Conflito e Sintoma, do Instituto Sedes Sapientiae.

http://lattes.cnpq.br/2377455944784166