O SISTEMA DE ENSINO BRASILEIRO, AS POLÍTICAS RACIALIZADAS E AS AÇÕES EXTENSIONISTAS DO NÚCLEO DE ESTUDOS AFRO-BRASILEIROS DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (NEAB UERJ)

Conteúdo do artigo principal

Maria Alice Rezende
Vinícius Oliveira Pereira

Resumo

O atual contexto educacional brasileiro, marcado pela emergência da etnicidade afro-brasileira, coloca os Núcleos de Estudos Afro-brasileiros (NEABs) no cenário da academia brasileira como importantes atores no processo de análise, discussão e intervenção nesse novo cenário educacional. As ações dos NEABs têm se concentrado na (re) produção do conhecimento sobre história e cultura dos afro-brasileiros e africanos, na produção de materiais didáticos sobre a referida temática e na construção de espaços de formação para professores da educação básica visando á implementação da Lei 10639/03. A partir deste parâmetro, este artigo se propõe a descrever e discutir as ações desenvolvidas pelo NEAB da Universidade do Estado do Rio de Janeiro, com destaque para o III Curso de Extensão em História e Cultura Negra, apontando os desafios, possibilidades e questões que envolvem uma experiência de formação de professores sobre a temática da história e cultura negra.

Detalhes do artigo

Como Citar
Rezende, M. A., & Pereira, V. O. (2015). O SISTEMA DE ENSINO BRASILEIRO, AS POLÍTICAS RACIALIZADAS E AS AÇÕES EXTENSIONISTAS DO NÚCLEO DE ESTUDOS AFRO-BRASILEIROS DA UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO DE JANEIRO (NEAB UERJ). Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 7(15), 92–112. Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/116
Seção
Artigos