RPG GIRASSÓIS: EPISTEMOLOGIAS ACADÊMICAS NEGRAS PARA OS FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente artigo apresenta o Role-Playing Game (RPG) Girassóis que aborda conceitos teórico-metodológico desenvolvidos por acadêmicas negras que orientam noções de infâncias e crianças negras e estruturam fundamentos da educação das relações étnico-raciais. O jogo foi concebido em uma chave de afrocentricidade orientado para graduandas/os do curso de Pedagogia. Para a comunidade acadêmicas negras a pesquisa é, também, uma forma de militância tal condição se expressa a busca por justiça curricular e isso, exige, coerência pedagógica para comunicar valores ancestrais que promovem cidadania com as nossas crianças de ontem e de hoje na ordem cosmogônica de Exu que subverte o tempo e o espaço nos levando para mãe África.
Detalhes do artigo
Como Citar
Souza, E. L., & Sulz Lyra Correa, N. C. (2020). RPG GIRASSÓIS: EPISTEMOLOGIAS ACADÊMICAS NEGRAS PARA OS FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO INFANTIL. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 12(33), 44–65. Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/1002
Seção
Dossiê Temático
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).