A TRANSMISSÃO ORAL DE VALORES ANCESTRAIS NO CANDOMBLÉ COMO PRÁTICA EDUCATIVA.
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este trabalho consiste em uma sucinta reflexão sobre as práticas e conhecimentos ancestrais do Candomblé que contribuem com a educação e com a formação de valores humanos na vida dos seus adeptos e dos sujeitos com quem se relacionam. Na construção deste estudo discorremos sobre a educação em seu acontecimento formal, não-formal e informal, bem como sobre a formação de valores dos indivíduos dentro destas práticas. Através de revisão bibliográfica discutimos sobre a educação e sua apropriação pelos grupos envolvidos na referida instituição religiosa. Discutimos brevemente sobre o advento do Candomblé como consequência da presença dos africanos no Brasil, e, a partir destes fatores, constatamos que existe importante processo formador de valor na realização da religião destacada. Concebemos assim, que existem possibilidades de uso de saberes gerados na ritualística candomblecista que podem contribuir positivamente no processo de educação formal.
Detalhes do artigo
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).