APRESENTAÇÃO | RAÇA NEGRA E EDUCAÇÃO 30 ANOS DEPOIS: E AGORA, DO QUE MAIS PRECISAMOS FALAR?

Conteúdo do artigo principal

Anna M. Canavarro Benite
Amélia Artes
Cleber Santos Vieira
Ivair Augusto Alves dos Santos
João do Prado Ferraz de Carvalho
Nicea Quintino Amauro
Rachel Oliveira
Sandra Unbehaum

Resumo

O presente número da Revista ABPN é resultado direto dos temas e desafios subjacentes ao lugar que o ensino de história ocupa na formação de futuros professores e professoras na Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Campus Guarulhos. No segundo semestre de 2016, a releitura dos escritos de Joel Rufino dos Santos, em especial do artigo “Livros didáticos: um mal necessário?” publicado, em 1987, no Cadernos de Pesquisa, n. 63, da Fundação Carlos Chagas, “Raça Negra e Educação”. Impulsionaram a reflexão sobre os vínculos entre ensino de história e educação paras as relações étnico-raciais para outra temporalidade, outros temas, outras lutas, outras pautas.

Detalhes do artigo

Como Citar
Benite, A. M. C., Artes, A., Vieira, C. S., Santos, I. A. A. dos, Carvalho, J. do P. F. de, Amauro, N. Q., Oliveira, R., & Unbehaum, S. (2019). APRESENTAÇÃO | RAÇA NEGRA E EDUCAÇÃO 30 ANOS DEPOIS: E AGORA, DO QUE MAIS PRECISAMOS FALAR?. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 11(Ed. Especi), 03–11. Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/678
Seção
Caderno Temático