A QUÍMICA DO CAFÉ E A LEI 10.639/03: UMA ATIVIDADE PRÁTICA DE EXTRAÇÃO DA CAFEÍNA A PARTIR DE PRODUTOS NATURAIS
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente trabalho analisa extratos de 534 turnos de discurso, gravados em áudio e vídeo, de uma intervenção pedagógica (IP) no ensino de Química em uma disciplina acessória, denominada Química Experimental, para alunos do 1º, 2º e 3º anos do Ensino Médio, no Centro de Ensino e Pesquisa Aplicada à Educação (CEPAE). A IP versou sobre construção sócio–histórica do Brasil durante o Ciclo do Café e o estudo da Extração da Cafeína de produtos naturais, numa proposta de implementação da lei 10.639/03 no Ensino de Química. Nossos resultados permitem dizer que os discentes se apropriaram dos conceitos explorados em sala de aula, demostrando que foi possível ensinar a partir de um currículo deslocado epistêmicamente.
Detalhes do artigo
Como Citar
Bastos, M. A., Amauro, N. Q., & Benite, A. M. C. (2017). A QUÍMICA DO CAFÉ E A LEI 10.639/03: UMA ATIVIDADE PRÁTICA DE EXTRAÇÃO DA CAFEÍNA A PARTIR DE PRODUTOS NATURAIS. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 9(22), 312–331. Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/410
Seção
Dossiê Temático
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).