O PROFESSOR DE LÍNGUA INGLESA E O ALUNO QUILOMBOLA: letramento crítico e formação de professores

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Mábia Camargo
Aparecida de Jesus Ferreira

Resumo

A proposta desse artigo está em compreender como o professor de língua inglesa pode fortalecer os discursos ideológicos de alunos quilombolas dentro da sala de aula, colaborando para políticas e práticas de igualdade social em um ensino antirracista. Objetiva-se estudar a questão da formação de professores de Língua Inglesa (LI) na perspectiva de raça e etnia e ainda pensar no trabalho feito em sala de aula por parte desses professores, devendo ser um trabalho que compreenda o empoderamento do professor sobre os alunos, como esse poder deve ser pensando nas relações étnico-raciais na sala de aula de LI, e na escola como um todo. A escola é um ambiente de poder (Apple, 2002) e o professor torna-se instrumento de validação desse poder por meio da hierarquização no processo de ensino. Esse trabalho caracteriza-se como uma reflexão teórica de cunho bibliográfico, parte de uma dissertação de mestrado, ainda em andamento.

Detalhes do artigo

Como Citar
Camargo, M., & Ferreira, A. de J. (2012). O PROFESSOR DE LÍNGUA INGLESA E O ALUNO QUILOMBOLA: letramento crítico e formação de professores. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 4(8), 192–210. Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/260
Seção
Artigos