O ENSINO MÉDIO COMO FILTRO PARA O ACESSO DE NEGROS NO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO

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Amelia Cristina Abreu Artes

Resumo

A maior presença de negros no ensino superior brasileiro tem sido apresentada em diferentes dimensões: na diminuição das desigualdades, com uma maior presença numérica nos cursos de graduação e pós-graduação, e na maior diversidade étnico-racial observada no ensino superior nas últimas décadas, com a entrada de grupos até então subrepresentados, como os negros e os indígenas, que trazem para o espaço acadêmico outras culturas, demandas e questões de estudo. Este trabalho explora a dimensão da desigualdade, a partir da analise dos resultados dos Censos Demográficos de 2000 e 2010, disponibilizados pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), analisando, além das informações sobre o acesso aos cursos de graduação e pós-graduação, dados sobre o ensino médio, última etapa da educação básica e pré-requisito para o acesso ao ensino superior: o quanto a menor presença dos negros no ensino superior deve-se a não finalização do ensino médio?

Detalhes do artigo

Como Citar
Artes, A. C. A. (2016). O ENSINO MÉDIO COMO FILTRO PARA O ACESSO DE NEGROS NO ENSINO SUPERIOR BRASILEIRO. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 8(19), 34–51. Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/24
Seção
Dossiê Temático