Patrimônio e educação na diáspora africana: desafios estruturais e pedagógicos da Educação das Relações Étnico-Raciais — Apresentação
Contenu principal de l'article
Résumé
O presente dossiê pretende reunir artigos que resultem de estudos que tratem dos desafios estruturais e pedagógicos na Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER) sobretudo que estejam em diálogo com reflexões sobre patrimônio da diáspora africana em diferentes campos de conhecimento como as ciências exatas, ciências da natureza, ciências humanas, as tecnologias e as artes. Pretende-se, dessa forma, apresentar um panorama dos estudos no campo da afrodescendência e com contribuições aos processos de formação docente, a ampliação da produção de conhecimento nesse campo, as experiências educativas desenvolvidas por instituições não escolares (como os territórios quilombolas e os equipamentos museológicos), ao fortalecimento de políticas educacionais antirracistas, a revisão de materiais didático-pedagógicos, e a ressignificação dos currículos pautados no reconhecimento do lugar da tradição oral e da ancestralidade na produção do conhecimento.
Renseignements sur l'article

Cette œuvre est sous licence Creative Commons Attribution 4.0 International.
Declaración de Derecho Autoral
- Los autores conservan los derechos de autor y otorgan a la revista el derecho de la primera publicación, con el trabajo licenciado simultáneamente bajo la Licencia Creative Commons Attribution License CC-BY 0 que permite compartir el trabajo con el reconocimiento de la autoría del trabajo y la publicación inicial en esta revista.
- Los autores están autorizados a celebrar contratos adicionales por separado para la distribución no exclusiva de la versión del trabajo publicado en esta revista (por ejemplo, publicación en repositorio institucional o capítulo de libro), con reconocimiento de autoría y publicación inicial en esta revista.
- Se permite y se alienta a los autores a publicar y distribuir su trabajo en línea (por ejemplo, en repositorios institucionales o en su página personal) en cualquier momento antes o durante el proceso editorial, ya que esto puede conducir a cambios productivos y a aumentar impacto y cita del trabajo publicado (Vera El Efecto del Acceso Libre).