Patrimônio e educação na diáspora africana: desafios estruturais e pedagógicos da Educação das Relações Étnico-Raciais — Apresentação
Contenido principal del artículo
Resumen
O presente dossiê pretende reunir artigos que resultem de estudos que tratem dos desafios estruturais e pedagógicos na Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER) sobretudo que estejam em diálogo com reflexões sobre patrimônio da diáspora africana em diferentes campos de conhecimento como as ciências exatas, ciências da natureza, ciências humanas, as tecnologias e as artes. Pretende-se, dessa forma, apresentar um panorama dos estudos no campo da afrodescendência e com contribuições aos processos de formação docente, a ampliação da produção de conhecimento nesse campo, as experiências educativas desenvolvidas por instituições não escolares (como os territórios quilombolas e os equipamentos museológicos), ao fortalecimento de políticas educacionais antirracistas, a revisão de materiais didático-pedagógicos, e a ressignificação dos currículos pautados no reconhecimento do lugar da tradição oral e da ancestralidade na produção do conhecimento.
Detalles del artículo
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución 4.0.
Déclaration de Droit d'Auteur
- Les auteurs conservent le droit d'auteur et accordent au magazine le droit de première publication, l'œuvre est simultanément licenciée sur la Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 qu’en permettant le partage d'œuvres avec la reconnaissance de la paternité de texte et de la publication initiale dans cette revue.
- Les auteurs ont autorisation à prendre des contrats supplémentaires séparément, pour la distribution non exclusive de la version du texte publiée dans cette revue (par exemple: publication dans un dépôt institutionnel ou comme chapitre de livre), avec reconnaissance de la paternité du texte et publication initiale dans cette revue.
- Les auteurs ont permission et sont encouragés à publier et distribuer leurs travaux on line (par exemple : dans des dépôts institutionnels ou sur leur page personnelle) à quelque moment avant ou pendant le processus éditorial, car cela peut générer des changements productifs, ainsi qu’augmenter l’impact et la citation des travaux publiés (voir l'Effet du Libre Accès).