Pertencimento étnico-racial e educação no contexto afro diaspórico
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Resumo
O artigo levanta reflexões em torno da necessidade de uma mudança de paradigma que se fundamente na herança civilizatória africana como princípio de um processo formativo que reconheça a diversidade étnico-racial presente na sociedade brasileira. Trata-se de uma discussão teórica que articula reflexões sobre pertencimento étnico-racial, consciência histórica, patrimônio, memória e identidade apontando perspectivas para a construção de um projeto de educação que rompa com o paradigma eurocêntrico e reconheça a população negra como sujeitos detentores de conhecimento e de direitos. Destaca-se como parte importante desse processo o conhecimento da base legal que dá sustentação à uma proposta de educação antirracista, assim como, o diálogo com as epistemologias que dialogam com as experiências vividas nos diferentes territórios e o legado ancestral ressignificado no contexto afro diaspórico. Questiona-se, dessa forma, o campo da produção do conhecimento e os processos de formação dos profissionais da educação em diálogo com as reivindicações históricas das organizações dos movimentos negros que apontaram a educação como um lugar estratégico para superação das ideologias racistas e de uma releitura de como se construíram as relações raciais na sociedade brasileira para se construir mudanças estruturais nas condições de vida desses grupos.
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