Pertencimento étnico-racial e educação no contexto afro diaspórico
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O artigo levanta reflexões em torno da necessidade de uma mudança de paradigma que se fundamente na herança civilizatória africana como princípio de um processo formativo que reconheça a diversidade étnico-racial presente na sociedade brasileira. Trata-se de uma discussão teórica que articula reflexões sobre pertencimento étnico-racial, consciência histórica, patrimônio, memória e identidade apontando perspectivas para a construção de um projeto de educação que rompa com o paradigma eurocêntrico e reconheça a população negra como sujeitos detentores de conhecimento e de direitos. Destaca-se como parte importante desse processo o conhecimento da base legal que dá sustentação à uma proposta de educação antirracista, assim como, o diálogo com as epistemologias que dialogam com as experiências vividas nos diferentes territórios e o legado ancestral ressignificado no contexto afro diaspórico. Questiona-se, dessa forma, o campo da produção do conhecimento e os processos de formação dos profissionais da educação em diálogo com as reivindicações históricas das organizações dos movimentos negros que apontaram a educação como um lugar estratégico para superação das ideologias racistas e de uma releitura de como se construíram as relações raciais na sociedade brasileira para se construir mudanças estruturais nas condições de vida desses grupos.
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).