Pertencimento étnico-racial e educação no contexto afro diaspórico

Contenu principal de l'article

Cicera Nunes
Alan Alves-Brito
Francisco Givaldo Pereira

Résumé

Cet article réfléchit à la nécessité d'un changement de paradigme fondé sur l'héritage civilisationnel africain comme point de départ d'un processus éducatif qui reconnaît la diversité ethno-raciale présente dans la société brésilienne. Il s'agit d'une discussion théorique qui articule des réflexions sur la l'appartenance ethnique et racial, conscience historique, le patrimoine, la mémoire et l'identité, indiquant des perspectives pour la construction d'un projet éducatif qui rompt avec le paradigme eurocentrique et reconnaît la population noire comme un sujet de connaissance et de droits. Une partie importante de ce processus est la connaissance de la base juridique qui soutient une proposition d'éducation antiraciste, ainsi que le dialogue avec des épistémologies qui dialoguent avec les expériences vécues dans différents territoires et l'héritage ancestral re-signifié dans le contexte afro-diasporique. Ainsi, le domaine de la production de connaissances et les processus de formation des professionnels de l'éducation sont remis en question en dialogue avec les demandes historiques des organisations du mouvement noir qui ont fait de l'éducation un lieu stratégique pour surmonter les idéologies racistes et relire la manière dont les relations raciales ont été construites dans la société brésilienne, dans le but de construire des changements structurels dans les conditions de vie de ces groupes.

Renseignements sur l'article

Comment citer
Nunes, C., Alves-Brito, A., & Pereira, F. G. (2024). Pertencimento étnico-racial e educação no contexto afro diaspórico. Magazine De l’Association Brésilienne Des Chercheurs(ses) Noirs(es), 18(46). Consulté à l’adresse https://abpnrevista.org.br/site/article/view/1823
Rubrique
Dossiê temático - PATRIMÔNIO E EDUCAÇÃO NA DIÁSPORA AFRICANA: DESAFIOS ESTRUTURAIS E PEDAGÓGICOS DA EDUCAÇÃO DAS REALAÇÕES ÉTNCIO-RACIAIS
Bibliographies de l'auteur-e

Cicera Nunes, Universidade Regional do Cariri

Doutora em Educação Brasileira pela Universidade Federal do Ceará (2010). É Mestre em Educação Brasileira também pela Universidade Federal do Ceará (2007). Pedagoga e Especialista em Arte-Educação pela Universidade Regional do Cariri (2003). Realizou estágio de pós-doutoramento no Programa de Pós-Graduação em Museologia da Universidade Federal da Bahia - UFBA (2020/2021) e no Prgrama de Pós-Graduação em Ciências e Matemática da Universidade Federal do Pará - UFPA. Foi professora da educação básica da rede municipal e particular de Juazeiro do Norte (2000-2008), da Universidade Federal de Alagoas - UFAL (2008-2010) e da Universidade Federal de Campina Grande - UFCG (2010-2011). Atualmente é Professora Adjunta vinculada ao Departamento de Educação da Universidade Regional do Cariri - URCA. Professora Permanente do Mestrado Profissional em Educação e do Mestrado Profissional em Ensino de História da URCA. Coordenadora do Núcleo de Estudos em Educação, Gênero e Relações Étnico-Raciais - NEGRER/URCA. Coordenadora Geral do Congresso Internacional Artefatos da Cultura Negra. Membro da Associação Brasileira de Pesquisadores Negros - ABPN e da Associação Nacional de Pós-Graduação e Pesquisa em Educação - ANPED.Tem experiência na área de Educação atuando principalmente nos seguintes temas: cultura e patrimônio afrodescendente, educação das relações étnico-raciais, reisados e congadas, formação de professores e o ensino da história e cultura africana e afrodescendente.

Alan Alves-Brito, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Cursou Bacharelado em Física na Universidade Estadual de Feira de Santana (2002), Mestrado (2004) e Doutorado (2008) em Ciências (Astrofísica Estelar) no Instituto de Astronomia, Geofísica e Ciências Atmosféricas da USP. Realizou estágios de doutorado no Chile (Alfa/LENAC), Estados Unidos (FAPESP) e Austrália (Sanduíche CAPES). Foi pesquisador visitante em centros de pesquisa em Portugal e Alemanha. Realizou estágios de pós-doutorado (2008-2014) no Chile (PUC) e na Austrália (Swinburne University e Australian National University, onde também atuou como Super Science Fellow). Atualmente é Professor Adjunto no Instituto de Física da Universidade Federal do Rio Grande do Sul, onde desenvolve atividades de ensino, pesquisa, extensão, divulgação científica e gestão. Cursou especialização em Literatura Brasileira (UFRGS, 2023) e, atualmente, cursa doutorado em educação (UFRGS, 2023). Tem trabalhado em pesquisa (Programas de Pós-Graduação em Física/UFRGS; PPG em Ensino de Física/UFRGS; PPG em Divulgação em Ciências/Fiocruz; e no Núcleo de Estudos Africanos, Afro-Brasileiros e Indígenas/UFRGS) em temas voltados para a evolução química de diferentes populações estelares da Via Láctea, educação e divulgação de Astronomia e Física, incluindo questões decoloniais, étnico-raciais, de gênero e suas intersecções nas ciências exatas. Membro da União Astronômica Internacional, Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência, Sociedade Astronômica Brasileira, Sociedade Brasileira de Física, Associação Brasileira de Pesquisadores(as) Negros(as) e da Associação de Pesquisa em Educação em Ciências (ABRAPEC), foi eleito em 2014 Membro Correspondente da Academia de Ciências da Bahia. Coordena o PLOAD (Portuguese Language Office of Astronomy for Development) e é representante brasileiro no Office for Education, ambos da União Astronômica Internacional. Foi diretor do Observatório Astronômico da UFRGS (2017-2020) e membro da diretoria da Sociedade Astronômica Brasileira (2018-2020). Atualmente é membro da diretoria da ABRAPEC. Autor de artigos, livros de ciências e literatura, educação e divulgação em ciências, um deles finalista do Prêmio Jabuti 2020. Foi agraciado com o Prêmio José Reis de Divulgação Científica e Tecnológica 2022, na Categoria Pesquisador e Escritor.

Francisco Givaldo Pereira

Mestre em Educação pela Universidade Regional do Cariri - URCA (2022). É Especialista em História e Sociologia pela Universidade Regional do Cariri - URCA (2006). É Especialista em Formação de Professores para o Ensino Superior pela Faculdade de Juazeiro do Norte - FJN (2009). É Especialista em Gestão Escolar pela Faculdade de Juazeiro do Norte - FJN (2009). Licenciado em História pela Faculdade de Formação de Professores de Serra talhada - FAFOPST (2004). Pedagogo pelo Centro Universitário Cidade Verde - UniFCV (2021). Professor da educação básica da rede pública e privada de Juazeiro do Norte (2000 - atual). Professor de Ensino superior de Instituições privadas em Juazeiro do Norte (2012 ? atual). Membro do Núcleo de Estudos em Educação, Gênero e Relações Étnico-Raciais - NEGRER/URCA. Membro do GRUNEC (Grupo de Valorização Negra do Cariri, desde 2022). Coordenador do Núcleo de Diversidade Étnico-Racial na Escola de Ensino Médio José Bezerra Menezes em Juazeiro do Norte Ceará (2020 ? atual). É professor e articulador do Núcleo de Diversidade Étnico-Racial do Colégio o Autêntico em Juazeiro do Norte Ceará (2022). Tem experiência na área de Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: Educação das Relações Étnico-Raciais (ERER), Educação Antirracista e Formação de professores e o ensino da história e cultura africana e afrodescendente.