RELAÇÕES ÉTNICO-RACIAIS EM PRODUÇÕES ACADÊMICAS SOBRE ANGRA DOS REIS, RJ
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O debate sobre as relações étnicos-raciais é necessário para compreender a estrutura do pensamento social brasileiro, e embasar a construção de políticas públicas antirracistas. Artigos do tipo “Estado da Arte” auxiliam o mapeamento das referências de pesquisas finalizadas, provocando pressupostos investigativos. O objetivo deste artigo “Estado da Arte” foi analisar produções acadêmicas mapeadas a partir do Banco de Teses e Dissertações da Capes e compreender a disposição do debate sobre as relações étnico-raciais em Angra dos Reis, litoral sul do Rio de Janeiro. A conectividade em rede destas pesquisas possibilitou compormos um corpus de análise compreensível. A representatividade política dos movimentos de resistência étnico-raciais se fez presente nas pesquisas, ao compreenderem as urgências que afetam o cotidiano de populações racialmente excluídas do processo democrático.
Detalhes do artigo
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).