Inácio da Catingueira Genealogia Acerca das Possibilidades de Subversão e Representação na Arte (d)e Improviso Genealogia Acerca das Possibilidades de Subversão e Representação na Arte (d)e Improviso
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Em 1874 no Mercado Municipal da cidade de Patos (PB) ocorreu a peleja (duelo de rimas improvisadas) entre os cantadores Romano da Mãe D’Água (branco e senhor de escravo) e Inácio da Catingueira (cativo, negro e escravizado). Segundo registros, tal peleja durou oito dias. Partimos desta cena e chegamos às batalhas de MC's que ocorrem na contemporaneidade a fim de responder às perguntas: “Como o tema racial aparece nas transcrições do repente nordestino? E como a arte protagonizada por negra(o)s pode ser um instrumento de subversão da ordem social vigente?”. Para isso, buscamos analisar as disputas e batalhas (poéticas), tecendo uma genealogia artística e cultural que, neste artigo, tem Inácio da Catingueira como protagonista. Nossos objetivos são: entender como, a partir da peleja, Inácio da Cantingueira negociou e negou as representações das pessoas escravizadas no período escravocrata; e, também, como sua vida é recuperada e ressignificada por Emicida. Para isso, utilizamos as técnicas oriundas da Análise de Conteúdo (BARDIN, 2016) e das representações (HALL, 2016) a fim de analisar a contingência histórica e social de ambos personagens e de suas produções artísticas.
Detalhes do artigo
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).