APROXIMAÇÕES AO DEBATE SOBRE O SUICÍDIO DE ADOLESCENTES E JOVENS NEGROS NO BRASIL

Conteúdo do artigo principal

Daniel Péricles Arruda

Resumo

Dados recentes apresentam questões alarmantes sobre o suicídio de adolescentes e jovens negros no Brasil. Mais do que números, são trajetórias interrompidas pelo fim da própria vida. Portanto, faz-se necessário considerar a importância de discutir a prática do suicídio; certamente, um tema difícil, delicado, complexo, sensível, enigmático e que não se reduz ao ato em si, pois envolve vários outros significados e significantes, principalmente numa sociedade marcada estruturalmente pelas tramas do racismo.

Detalhes do artigo

Como Citar
Arruda, D. P. (2022). APROXIMAÇÕES AO DEBATE SOBRE O SUICÍDIO DE ADOLESCENTES E JOVENS NEGROS NO BRASIL. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 14(39), 597–609. Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/1294
Seção
Ensaios
Biografia do Autor

Daniel Péricles Arruda, Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)

Arte-educador, rapper e poeta. Professor adjunto da graduação em Serviço Social e vinculado ao Departamento de Saúde, Educação e Sociedade da Universidade Federal de São Paulo, campus Baixada Santista. É graduado em Serviço Social pela PUC Minas, mestre (bolsista do Ford Foundation International Fellowships Program, turma 2010) e doutor em Serviço Social pela PUC-SP, pós-doutor em Psicologia Social pela PUC-SP, em formação em psicanálise pelo Instituto Langage, e aluno do 2º ano do curso Clínica Psicanalítica: Conflito e Sintoma, do Instituto Sedes Sapientiae.

http://lattes.cnpq.br/2377455944784166