ENSINAR BRASIL-ÁFRICA: REFLEXÕES SOBRE FORMAÇÃO DOCENTE PARA A LEI 10.639/03 NA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS SOCIAIS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO

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Marília Renata Félix Rodrigues

Resumo

Este artigo tem por objetivo refletir acerca da implementação da lei 10.639/03 na formação docente para a sociologia do ensino médio na Universidade Federal de Pernambuco (UFPE). Para isto, utilizou-se três metodologias: a pesquisa bibliográfica que compõe a base teórica e conceitual deste escrito; a descrição e interpretação do que foi encontrado e das reflexões da autora e um breve relato de experiência. O argumento central é que, somente aprendendo a ensinar de forma descolonizada sobre a relação Brasil-África, poderíamos dizer que estamos efetivando de forma ética esta lei e alargando os caminhos para uma educação para as relações étnico-raciais. Dito isto, foi possível considerar que há uma lacuna na grade curricular, bem como no olhar que é formado sobre a relação Brasil-África, perpetuando o racismo institucional e o epistemicídio sofrido pelas raízes afro-brasileiras e africanas.

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Como Citar
Rodrigues, M. R. F. (2021). ENSINAR BRASIL-ÁFRICA: REFLEXÕES SOBRE FORMAÇÃO DOCENTE PARA A LEI 10.639/03 NA LICENCIATURA EM CIÊNCIAS SOCIAIS DA UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 13(38), 199–211. Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/1283
Seção
Artigos