TERRITÓRIO E IDENTIDADE QUILOMBOLA EM SÍTIO VEIGA, QUIXADÁ, CEARÁ
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Objetiva-se demonstrar como se dão a resistência, a luta pela posse da terra e os processos de construção identitária por meio das práticas culturais materiais e imateriais da Comunidade Quilombola Sítio Veiga, Distrito de Dom Maurício, em Quixadá, Ceará, Brasil, frente ao ideário eurocêntrico. Trata-se de uma pesquisa exploratória de estudo de caso etnográfico com abordagem qualitativa. Utilizaram-se a observação direta, o recurso da História Oral e as técnicas de entrevistas não diretivas. Empregou-se a análise do discurso no âmbito sócio-histórico e crítico contextual. Os resultados apontam para a identificação de manifestações culturais afro-brasileiras presentes nas práticas quotidianas dos saberes-fazeres de moradores da comunidade quilombola em estudo e de diversas lutas e resistências para a posse das terras e a valoração cultural identitária dos habitantes.
Detalhes do artigo
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).