TERRITÓRIO E IDENTIDADE QUILOMBOLA EM SÍTIO VEIGA, QUIXADÁ, CEARÁ

Conteúdo do artigo principal

Francisca Naiara Pinheiro Fernandes
Antônio Roberto Xavier
Edilberto Cavalcante Reis
Noélia Alves de Sousa

Resumo

Objetiva-se demonstrar como se dão a resistência, a luta pela posse da terra e os processos de construção identitária por meio das práticas culturais materiais e imateriais da Comunidade Quilombola Sítio Veiga, Distrito de Dom Maurício, em Quixadá, Ceará, Brasil, frente ao ideário eurocêntrico. Trata-se de uma pesquisa exploratória de estudo de caso etnográfico com abordagem qualitativa. Utilizaram-se a observação direta, o recurso da História Oral e as técnicas de entrevistas não diretivas. Empregou-se a análise do discurso no âmbito sócio-histórico e crítico contextual. Os resultados apontam para a identificação de manifestações culturais afro-brasileiras presentes nas práticas quotidianas dos saberes-fazeres de moradores da comunidade quilombola em estudo e de diversas lutas e resistências para a posse das terras e a valoração cultural identitária dos habitantes.


 

Detalhes do artigo

Como Citar
Fernandes, F. N. P., Roberto Xavier, A., Reis, E. C., & Sousa, N. A. de. (2021). TERRITÓRIO E IDENTIDADE QUILOMBOLA EM SÍTIO VEIGA, QUIXADÁ, CEARÁ. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 13(37), 372–389. Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/1216
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Francisca Naiara Pinheiro Fernandes, Secretaria da Educação do Estado do Ceará (Seduc-CE)

Professora e gestora da Secretaria da Educação do Estado do Ceará (Seduc-CE). Mestra em História e Letras pela Universidade Estadual do Ceará (UECE), especialista em História e Sociologia pela Universidade Regional do Cariri (URCA) e graduada (licenciatura plena) em História pela UECE. E-mail: naiara_lice@hotmail.com / ORCID: https://orcid.org/0000-0003-2011-1165

Antônio Roberto Xavier, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB)

Professor permanente do Mestrado Acadêmico em Sociobiodiversidade e Tecnologias Sustentáveis (Masts) e do curso de graduação em Administração Pública presencial, ambos da Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (Unilab), e do mestrado em Planejamento e Políticas Públicas da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Pesquisador do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE), mestrado e doutorado, da Universidade Federal do Ceará (UFC). Pós-doutor em Educação pela Universidade Federal da Paraíba (UFPB), pós-doutor e doutor em Educação pela UFC, mestre em Sociologia e em Planejamento e Políticas Públicas pela UECE, especialista em História e Sociologia pela Universidade Regional do Cariri (URCA) e graduado em História (licenciatura plena) pela UECE e em Pedagogia (licenciatura plena) pelas Faculdades Kurius (FAK). É líder do Grupo de Pesquisa Gestão de Políticas Sociais (GPS) da Unilab/ICSA/CNPq. E-mail: roberto@unilab.edu.br / ORCID: http://orcid.org/0000-0002-3018-2058

 

Edilberto Cavalcante Reis, Universidade Estadual do Ceará(UECE)

Professor adjunto de graduação em História e do mestrado interdisciplinar em História e Letras da Universidade Estadual do Ceará (UECE). Doutor e mestre em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e graduado (licenciatura plena) em História pela Universidade Federal do Ceará (UFC). E-mail: edilberto.reis@uece.br / ORCID: http://orcid.org/0000-0003-3156-7387

Noélia Alves de Sousa, Universidade Estadual do Ceará(UECE)

Professora associada da Universidade Estadual do Ceará (UECE) no curso de graduação em História e no mestrado interdisciplinar em História e Letras da UECE. Pós-doutora em História pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), doutora em História Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), mestra em História pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP) e graduada em História pela Universidade Federal do Ceará (UFC). E-mail: noelia.alves@uece.br / ORCID: http://orcid.org/0000-0002-5047-3733