O DISCURSO DA SUPREMACIA RACIAL BRANCA NAS PUBLICAÇÕES DA REVISTA EDUCAÇÃO PHYSICA (1939-1944)
Conteúdo do artigo principal
Resumo
Este estudo discute as concepções de raça e miscigenação formuladas em alguns artigos publicados na revista Educação Physica, entre 1939 e 1944, quando Hollanda Loyola foi seu editor técnico. Os textos foram analisados como parte de um cenário marcado por um acirrado debate sobre a formação racial brasileira, pauta que encontrava ressonância nas publicações periódicas. Nesse meandro, a revista Educação Physica sustentou visões ambíguas e divergentes sobre raça e miscigenação, mas destaca-se uma inclinação às noções que enalteciam o branqueamento e a branquitude.
Detalhes do artigo
Como Citar
Staudt, J. L., & Magalhães, M. L. (2021). O DISCURSO DA SUPREMACIA RACIAL BRANCA NAS PUBLICAÇÕES DA REVISTA EDUCAÇÃO PHYSICA (1939-1944). Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 13(35), 422–440. Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/1156
Seção
Artigos
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).