MEMÓRIAS DO ATELIER DE MODA AFRO: NARRATIVAS DE UMA PRÁTICA EDUCATIVO-CRÍTICA

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Francis Musa Boakari
Francilene Brito da Silva
L'Hosana Céres de Miranda Tavares

Resumo

O racismo brasileiro gera perdas e danos na vida das pessoas e, muitas vezes, isso não é discutido no ensino superior de moda, bem como nos espaços educativos sociais. Este texto é um dos frutos de uma pesquisa na área de Educação, que foi realizada como uma prática educativa que interferiu no Curso Superior em Tecnologia do Design de Moda do Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Piauí (IFPI), Campus Teresina Zona Sul (CTZS), no espaço educativo Memorial Esperança Garcia em 2019, e culminou com um desfile de Moda Afro a partir das experiências do Atelier de Moda Afro. Participaram da pesquisa dezenove discentes. Foram escolhidas apenas duas histórias por serem representativas do sentimento do grupo. Dialogamos com autoras/es como Lélia Gonzalez (1984) e Paulo Freire (1979; 2011). Percebemos, na análise dialógica dessa prática educativa de intervenção, dez tipos de corpos narrados em momentos da vida das duas partícipes coincidentes com as práticas racistas brasileiras e suas superações.


 

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Como Citar
Musa Boakari, F., Silva, F. B. da, & Céres de Miranda Tavares, L. (2021). MEMÓRIAS DO ATELIER DE MODA AFRO: NARRATIVAS DE UMA PRÁTICA EDUCATIVO-CRÍTICA. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 13(38), 46–74. Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/1152
Seção
Artigos