ENTRE OS SABERES E O SEGREDO: NARRATIVAS INSIDERS SOBRE SER DO SANTO E PESQUISAR OS CANDOMBLÉS
Conteúdo do artigo principal
Resumo
O presente estudo buscou refletir sobre a relação dos pesquisadores candomblecistas e os estudos científicos sobre as religiosidades/ancestralidades afro-brasileiras, especificamente no contexto dos candomblés. Trata-se de uma complexa reflexão que discursa sobre a linha tênue entre o ser do santo e pesquisar o terreiro e suas dimensões. Como metodologia, foram realizadas revisão crítica da literatura, especificamente das análises e estudos realizados por pesquisadores insiders, ou seja, “de dentro” dos terreiros e observações empíricas a partir das experiências do primeiro e do terceiro autor que assumem, no presente estudo, a condição de pesquisadores insiders dos candomblés. Face ao exposto, isto se torna singular no que tange o juramento de segredo sobre os saberes sagrados, o chamado awo òrìṣà. Neste sentido, considerando os objetivos assumidos, o presente estudo tentou provocar a ligação de questões como candomblé, segredo ritual e racismo institucional, a partir de um breve resgate histórico das pesquisas sobre o povo do santo no Brasil.
Detalhes do artigo
- Autores mantém os direitos autorais e concedem à revista o direito de primeira publicação, com o trabalho simultaneamente licenciado sob a Creative Commons Attribution License CC-BY 4.0 que permitindo o compartilhamento do trabalho com reconhecimento da autoria do trabalho e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm autorização para assumir contratos adicionais separadamente, para distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), com reconhecimento de autoria e publicação inicial nesta revista.
- Autores têm permissão e são estimulados a publicar e distribuir seu trabalho online (ex.: em repositórios institucionais ou na sua página pessoal) a qualquer ponto antes ou durante o processo editorial, já que isso pode gerar alterações produtivas, bem como aumentar o impacto e a citação do trabalho publicado (Veja O Efeito do Acesso Livre).