ENTRE OS SABERES E O SEGREDO: NARRATIVAS INSIDERS SOBRE SER DO SANTO E PESQUISAR OS CANDOMBLÉS

Conteúdo do artigo principal

Ronan da Silva Parreira Gaia
Fabio Scorsolini-Comin
Patrício Carneiro Araújo

Resumo

O presente estudo buscou refletir sobre a relação dos pesquisadores candomblecistas e os estudos científicos sobre as religiosidades/ancestralidades afro-brasileiras, especificamente no contexto dos candomblés. Trata-se de uma complexa reflexão que discursa sobre a linha tênue entre o ser do santo e pesquisar o terreiro e suas dimensões. Como metodologia, foram realizadas revisão crítica da literatura, especificamente das análises e estudos realizados por pesquisadores insiders, ou seja, “de dentro” dos terreiros e observações empíricas a partir das experiências do primeiro e do terceiro autor que assumem, no presente estudo, a condição de pesquisadores insiders dos candomblés. Face ao exposto, isto se torna singular no que tange o juramento de segredo sobre os saberes sagrados, o chamado awo òrìṣà. Neste sentido, considerando os objetivos assumidos, o presente estudo tentou provocar a ligação de questões como candomblé, segredo ritual e racismo institucional, a partir de um breve resgate histórico das pesquisas sobre o povo do santo no Brasil.

Detalhes do artigo

Como Citar
Gaia, R. da S. P., Scorsolini-Comin, F., & Araújo, P. C. (2022). ENTRE OS SABERES E O SEGREDO: NARRATIVAS INSIDERS SOBRE SER DO SANTO E PESQUISAR OS CANDOMBLÉS. Revista Da Associação Brasileira De Pesquisadores/as Negros/As (ABPN), 14(39), 411–433. Recuperado de https://abpnrevista.org.br/site/article/view/1125
Seção
Artigos
Biografia do Autor

Ronan da Silva Parreira Gaia, Universidade de São Paulo

Licenciado em Pedagogia pela Faculdade Filadélfia. Especialista em Direitos Humanos, Educação e Sociedade, Educação Especial e Inclusiva e Gestão Pública pela Faculdade São Luís. Mestrando em Ciências pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem Psiquiátrica da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo - EERP/USP. Membro do ORÍ - Laboratório de Pesquisa em Psicologia, Saúde e Sociedade (EERP-USP/CNPq) e do Tierno Bokar: Núcleo de estudos e pesquisa sobre o fenômeno religioso (UNILAB/CNPq).

Fabio Scorsolini-Comin, Universidade de São Paulo

Psicólogo, Mestre e Doutor em Psicologia pela Universidade de São Paulo. Docente do Departamento de Enfermagem Psiquiátrica e Ciências Humanas da Escola de Enfermagem de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo. Líder do ORÍ - Laboratório de Pesquisa em Psicologia, Saúde e Sociedade (EERP-USP/CNPq).

Patrício Carneiro Araújo, Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira

Professor Adjunto de Antropologia na Universidade da Integração Internacional da Lusofonia Afro-Brasileira (UNILAB). Líder do Tierno Bokar: Núcleo de estudos e pesquisa sobre o fenômeno religioso (UNILAB/CNPq). Doutor em Ciências Sociais (Antropologia) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP).